sexta-feira, 8 de abril de 2011

Shampoo sem sal- Mito ou Verdade?



Meninas hoje vou esclarecer para vocês a questão do shampoo sem sal.
Existe shampoo sem sal?
Resposta: NÃO
Ele pode não ter cloreto de sódio (sal de cozinha), mas ele contém outros tipos de sal como: lauril, lauryl ou laureth.

Segundo uma química entrevistada para o site e-linda, o sal no shampoo tem função de agente de limpeza, que além de dar consistência ao produto cria espuma.

Olha o que diz um post do blog da  Marina  ,muito legal para esclacer esta dúvida.

"Muiiiiitas mulheres, devido a essa onda de várias marcas populares colocarem no rótulo “shampoo sem sal”, agora têm a mania de achar que o sal faz mal ao cabelo e que, qualquer shampoo sem sal, seja qual for a marca, é a melhor opção.

Apesar de ser noviiinha (21 anos hehe) sou cabeleireira, trabalho em salão já faz 2 anos, já tive oportunidade de fazer cursos com diversos cabeleireiros extremamente renomados (Celso Kamura, Marco Antonio de Biagi, Celso Kamassola, Wanderley Nunes…) e todos sempre tiveram a mesma opinião sobre essa lenga lenga de sal no shampoo: é lorota!
A função do sal, cloreto de sódio, nos shampoos é apenas uma: encorporar o produto e fazer espuma!
Quando ele não está presente na composição de um shampoo, sempre haverá um outro ativo que cumprirá a mesma função. Afinal quem compraria um shampoo que não faz espuma, não é mesmo?!
Acontece que grande parte das marcas, principalmente as populares, não utilizam os derivador do cloreto de sódio, pois isso elevaria muiiito o preço dos produtos.
Muitíssimo mais importante do que reparar se o produto tem ou não sal, é ficar de olho beeem aberto com seu pH.
Produtos muito alcalinos – com pH > 7 abrem completamente a cutícula do cabelo tornando-o frizado, ressecado, bem “jubona” mesmo!
Já os produtos ácidos – com ph < 7 – fecham as cutículas deixando os cabelos selados, sem frizz, macios e muito brilhosos!
Agora começou a onda de algumas marcas populares baixarem o pH dos produtos para menos de 7 e colocarem isso no rótulo, mas isso, pelo menos nas marcas profissionais, sempre foi obrigatório na composição dos cremes. 
Em um curso que fiz recentemente, eles testaram o pH de algumas marcas, entre elas Seda e Garnier, e o resultado foi absurdo, ambos possuíam pH de 7,5 a 8, mais alcalino que um detergente, por exemplo.
Não tem cabelo que fique bom desse jeito, né? Nem mesmo shampoos anti-resíduos que tem finalidade de limpar profundamente os cabelos e abrir beeem as escamas possuem pH superior a 7."
Adorei o post, foi bem esclarecedor, agora já sabemos que esse negócio de shampoo sem sal não existe. Todas atentas para o ph das composições...hehe
Bjinhos...

Nenhum comentário:

Postar um comentário