quinta-feira, 15 de agosto de 2013

Moroccanoil Caseira by Erika Nasch (Blog Clube do Cabelo e Cia)

Hello! Dias atrás a Érika Nasch do blog Clube do cabelo e cia postou no blog dela uma receita das máscaras da Moroccanoil de tampa marrom e a de tampa laranja. Claro que todo mundo que gosta e curte cuidar dos cabelos adorou a dica. Eu não poderia deixar de testar esta novidade, até porque a receita caseira sai bemmm mais barata e é mais rica nutricionalmente por usar a matéria-prima pura e uma concentração maior que as máscaras industrializadas. A Moroccanoil de tapa marrom eu já usei, a da tampa laranja não.

Primeiro gostaria de agradecer a Érika por compartilhar com todos esta receitinha, até pq sabemos que estas máscaras aqui no Brasil tem um preço bem salgadinho. Para quem quiser ler o post no blog dela é só clicar aqui. Além deste tem vários outros que ela postou super bacanas.

Os ingredientes que ela usou na máscara de tampa laranja são: Yamasterol amarelo (ou o branco, fica a critério de cada um), manteiga de karité, óleo de cártamo, óleo de pequi e óleo de argan. O post vai ser dividido em 1º tentativa e 2º tentativa.

1º tentativa:
Não medi as quantidades, fiz para 1 aplicação e os ingredientes foram no olhômetro.
Coloquei em um pote, manteiga de karité, óleo de cártamo, óleo de pequi, óleo de argan e yamasterol amarelo. Todos os óleos que utilizei foram puros.
A manteiga eu não quis derreter (olha a preguiçosa) resolvi mexer bem com os outros ingredientes até que ela derretesse. Demorou um pouco e ela não se desmanchou totalmente, ficou uns grumos.
Passei esta mistura nos fios, a consistência da máscara ficou bem líquida, mas na hora que  passava nos fios eles "derretiam". Esperei 15min na touca de alumínio e enxaguei bem na água morna. Quanto terminei de lavar os fios percebi que tinham ficado muuuuito pesados, pegajosos, uma textura estranha, mas mesmo assim prossegui e fui secar. 

As pontas ficaram meio embaraçadas e quando tinha secado metade do cabelo resolvi parar tudo e lavar para tirar aquele aspecto pesado que ficou, nossa tava demais, principalmente perto da raiz, sem condições. Lavei com meu sh balm da Unique One, falei dele aqui, e deixei secar naturalmente, mas eu não conseguia entender o que tinha acontecido, pois todas as máscaras que contém manteiga de karité meu cabelo ama. 

Então, onde estava o erro??? Primeiro, deveria ter derretido a manteiga em banho maria, para ela se misturar bem com a máscara. Segundo, a quantidade de óleos e manteiga foi muito, fiz no olhômetro e exagerei. Lembrem-se que tudo em excesso não é bom.

Como sou brasileira e não desisto nunca rsrsrs no outro dia resolvi ir para uma 2º tentativa, mas fiz algumas adaptações.

2º tentativa:
Umectei meu cabelo com óleo de cártamo na noite anterior e pela manhã lavei 2x com sh sem sulfato. Derreti, em banho maria, o equivalente a 1/2 colher de chá de manteiga de karité, acrescentei 1/2 colher de chá de óleo de pequi  e yamasterol amarelo (quantidade para 1 aplicação). Misturei bem tudo e apliquei nos fios. A consistência não ficou tão líquida como da primeira vez. Não quis colocar óleo de argan, pois não me dou muito bem com ele puro. Deixei 15min, sem touca e enxaguei. 

Os fios não ficaram com textura pegajosa, eu senti eles meios durinhos, mas não oleosos. Prossegui com a escova e.......\0/ \0/ \0/  agora sim!!! Gente esta é uma nutrição MEGA POWER, tu sente os cabelos bemmm nutridos e selados, reduziu o volume e deu peso, tanto que não consegui deixar minhas pontas viradas para fora. Acho que se eu tivesse colocado um pouco mais de manteiga e/ou óleo ia ficar pesado, mas foi na medida certa, ou quem sabe da próxima vez colocar um pouco menos ou testar com outra manteiga. Achei que o cabelo ficou mais liso também. A sensação ao passar as mãos no cabelo é que elas escorregam.

Ontem lendo o fórum Encaracoladas, que aliás adoro as dicas das meninas, elas falavam que a manteiga de karité é a mais pesada que tem, tem várias meninas que não se adaptaram no cabelo e usam ela no corpo (cotovelos, pés). 

Então, tem que tomar cuidado na quantidade, ou quem sabe trocar por uma manteiga mais leve como a de manga, que aliás eu tenho mas não testei ainda.




Bjinhos...




4 comentários:

  1. Oi Cris!!
    Adorei a resenha!! ;)
    Parabéns pelo blog! Já tô acompanhando!
    bjooooo
    http://www.clubedocabeloecia.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Cris, ótimo saber da sua adaptação!
    Onde vc compra seu óleo de pequi??

    Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Emilly!

      Comprei meu óleo de Pequi na Paris Essências, é uma loja online. Ultimamente tenho comprado meus óleos e manteigas na Engenharia das Essências, são ótimos!

      Bjinhos...

      Excluir